Blog sobre moda, notícias, novidades no mercado, cuidados com a casa, com o corpo e a saúde, desejos de consumo, lugares para ir e conhecer na cidade de Curitiba ou fora dela, filmes para assistir, aprendizados para o dia-a-dia, estética e maquiagem, programas de televisão, receitas, ...
É um blog sobre o cotidiano e os acontecimentos que o cercam.
As descobertas de uma vida vivida... Um dia de cada vez!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

NUNCA ACERTO NO ARROZ DOCE




Achei uma receita na internet de arroz doce de microondas.
Sou tarada por arroz doce, mas até hoje nunca consegui fazer o meu ter gostinho dos que eu como na rua.
Resolvi tentar de novo
Só que claro, como tudo, tenho que botar minha marquinha
Não fiz no microondas e mudei um pouco a receita original, que era assim:


01 pitada de canela em pó
01 xícara (chá) de arroz
02 copos de leite desnatado
01 colher (sopa) de margarina
01 lata de leite condensado
03 colheres de sopa de açúcar
02 gemas de ovo
Cravo da índia a gosto

Modo de preparo:
Ponha o arroz para cozinhar com o leite e a margarina durante 10 minutos na potência alta (ou até que o leite seque quase por completo e você perceba que o arroz está "al dente") Retire do forno e adicione os outros ingredientes. Leve novamente ao micro-ondas por mais 6 minutos (a cada dois minutos você precisa tirar o recipiente e mexer suavemente). Retire do micro-ondas, deixe esfriar e leve a geladeira. Se preferir, sirva com uma pitada de canela em pó por cima.

Peguei a receita do blog DEVANEIOS NA COZINHA

Na hora de fazer.... na prática a teoria é outra..
Primeiro que fiz a receita pela metade, já que só queria pra poucas pessoas e detesto sobra de comida. acho um desperdício horrível de dinheiro jogar comida fora.
Coloquei então
- meio copo de arroz
- 1 copo de leite
- meia colher de sopa de margarina
e levei ao fogo até o leite secar.
Tive que ficar cuidando porque a mistura gruda mesmo na panela, mesmo no fogo baixo então tem que ficar mexendo o tempo todo.
O copo de leite não foi suficiente pra cozinhar o arroz, que ficou duro. 
(vocês podem até chamar de al dente. eu chamo de cru. Gosto dos alimentos bem cozidos, arroz, macarrão, pastinha mesmo)
Coloquei mais leite pra ver se o arroz dava uma engordada. Nada!

Acrescentei os outros ingredientes na esperança
- 1 gema de ovo
- meia ;lata de leite condensado
- 1 colher e meia de açucar
Eu não tinha cravo nem canela em casa, então foi sem mesmo
Voltei a ligar o fogo baixo e misturei os ingredientes e deixei ferver, sempre cuidando e sempre mexendo pois continuava grudando

Quando ficou bem cozidinho tirei outra provinha. O arroz ainda estava cru.
Como sou mais fã da cozinha prática do que chique, o que eu fiz?
Joguei um copo de água naquilo tudo pra ver se o santo arroz enfim inchava

E esperei o bendido secar.
Secou. Eu não quis nem saber. Tirei da panela e botei no potinho pra jogar na geladeira. Tava louca pra comer pronto


Como tá um frio de congelar aqui ele esfriou rapidinho. Uns 20 minutos e já fui lá preparar meu potinho com um pouco de canela


Pra minha surpresa o mesmo problema de sempre que eu faço arroz doce: fica seco!
o que eu fiz? o mesmo que sempre faço: 
acrescento um pouco de leite e misturo tudo pra ficar mais molhadinho


O arroz até que cozinhou um pouco mais. Se eu tivesse tido paciência e colocado talvez mais um copo d'água, a história poderia ter sido outra...
Mas ...
Fica aí
Mais uma das minhas peripécias

Um comentário:

  1. Oi
    Vai aí uma dica....e você tivesse cozinhado primeiro o arroz com um copo de água e após com leite ele não ficaria cru. E outra.... você deve sempre desligar antes que ele seque e esfriar mexendo para ficar cremoso.
    Um abraço
    Tati - SVS

    ResponderExcluir