Sou super fã de receitas fáceis, práticas, rápidas com ingredientes simples e disponíveis. Também prefiro receitas que aproveitem produtos que a gente já tenha em casa, pra não desperdiçar eles nem ter que comprar tudo novo já que a maioria dos alimentos que compramos acabam sobrando ou estragando antes que sejam consumidos e eu de-tes-to desperdício!
Claro que como tudo, eu botei minha marca e alterei algumas coisas, o que levou a um resultado completamente diferente da receita original... Mas, como sempre, valeu a tentativa: Ficou gostoso!
Separei os ingredientes:
§ 6 bananas nanicas - usei banana prata que eu tinha aqui em casa ao invés
§ 2 tabletes de margarina (total 200gr) - usei tablete de MANTEIGA
§ 2 xícaras de chá de aveia - usei aveia em flocos com gotas de chocolate, que eu tinha em casa.
§ 1 xícara de chá de farinha de trigo
§ 1 xicara de chá de açúcar cristal
§ Canela em pó
o modo de fazer do site é o que est;a em marrom. O que eu alterei está em preto
Preparo:
1. Coloque em um pirex as bananas cortadas ao meio (como fatias e não pela metade).
2. Salpique por cima das bananas 1 colher de sopa de açúcar comum e canela. Reserve
3. Derreta a margarina
4. Adicione à margarina: aveia, farinha de trigo, açúcar cristal e canela em pó. Misture tudo.
Aqui está a sacada. Eu achei que era pra misturar tudo com o fogo ligado. Agora deduzo que era pra ter tirado a manteiga do forno e misturado a seco mesmo. Até virar uma farofa.
Adivinha o que aconteceu? O açúcar caramelizou.
Assim que desliguei o fogo em poucos minutos a mistura endureceu mesmo. Não dava pra derramar por cima da banana. Aí esquentei de novo e logo despejei sobre as bananas e alisei
5. Despeje essa massa sobre as bananas, e vai alisando essa massa, despeje devagar enquanto arruma.
6. Leve ao forno até dourar, mais ou menos 20 minutos. Assim que dourar, retire, senão fica muito seca.
Como a receita não dizia se devia ser feito em fogo alto ou baixo começei pelo baixo, e fui subindo. Terminei no alto mesmo. No meu caso não foi até dourar porque a mistura não tava seca. O açucar com a manteiga continuaram a borbulhar então só deixei o tempo determinado e tirei. Ficou assim:
Claro que como o açucar caramelizado esfriou ele endureceu a "torta". Mas mesmo assim ficou bom. Um pouco dificil de tirar da forma já que tem que fazer uma força com a colher pra conseguir "quebrar" o pedaço, mas pelo menos ele sai inteiro sem grudar.
A dica que ficou no site também é dar uma esquentada no microondas e sobre o seu pedaço acrescentar uma bola de sorvete. Hummm... Delícia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário